Com a idade a nossa pele muda… Infelizmente nem sempre pensamos em adaptar a nossa rotina de maquilhagem a estas mudanças. Quais são os erros de maquiagem para evitar parecer mais envelhecido? Nós contamos tudo para você!
Por que adaptar sua rotina de maquiagem quando você envelhece?
A partir dos 25 anos, a regeneração das nossas células diminui, assim como a produção de colágeno. Com o tempo, a nossa pele perde elasticidade e firmeza, o que pode levar ao aparecimento de linhas finas e rugas. Porém, isso não deve nos impedir de cuidar da pele e continuar a usar maquiagem como gostamos. Porém, nossa pele é diferente e novos problemas aparecem. Fique tranquilo, nós vamos contar para você os erros que não deve cometer se você quiser ter uma maquiagem cuidada e bem pensada. Tudo isso, não importa a sua idade!
Erro n.º1: usar uma base que cubra demais
Se você tem uma pele opaca e algumas rugas nos cantos dos olhos, pode ficar tentado a usar uma base espessa e de alta cobertura. Entretanto, com a idade e a flacidez da pele, é preferível optar por uma textura fluida e leve. Além disso, essas bases espessas tendem a matificar fortemente a pele. Se à primeira vista pode parecer uma boa ideia, saiba que uma tez “brilhante” não só está muito na moda, mas traz um toque de naturalidade refrescante para uma tez fresca e radiante.
Erro n.º2: optar por um batom muito escuro
É preciso ter uma tez ótima para poder usar batom em tons muito escuros. Mas, na verdade, esses tons tendem a marcar rugas, embotar a tez e realçar a menor falha na pele. Por isso, a partir de uma certa idade, é aconselhável optar por tons mais claros. Eles vão iluminar a tez como rosa, framboesa, vermelho, ou até mesmo laranja brilhante! O batom de cor escura também endurece as características faciais, o que geralmente envelhece a pessoa que o usa.
Erro n.º 3: usar preto para maquiar os olhos
O preto é um tom radical. Muitas vezes adotado na maquiagem sem realmente se preocupar se combina com o tom da sua pele ou com a cor dos seus olhos. Um olho esfumaçado pode funcionar, mas se você usar uma linha de delineador preto acima dos cílios e logo abaixo da pálpebra inferior todos os dias, esteja ciente de que esse processo tende a estreitar e endurecer os olhos.
Erro n.º 4: não usar primer para maquiagem dos olhos
À medida que envelhecemos, a pele perde elasticidade. Isso é rapidamente sentido nas pálpebras, cuja pele fica mais fina e enruga levemente quando os olhos estão abertos. Entretanto, com o tempo, sua maquiagem ficará enrugada e isso pode envelhecer. Porém, existe uma solução bem pensada: primer para maquiagem das pálpebras. Assim como uma base, este produto irá preparar a pálpebra alisando-a.
Erro n.º 5: pular as sobrancelhas
Na maquiagem, para parecer mais jovem, conte com uma sobrancelha bem definida, cuidada e maquiada. Dá uma boa aparência. Parecendo despertas, ampliadas e frescas, suas sobrancelhas podem até permitir que você fique sem maquiagem nos olhos! Portanto, não ignoramos esta área muitas vezes negligenciada e optamos por um lápis ou marcador de sobrancelha da tonalidade certa.
Erro n.º 6: usar sombra cintilante
Na maquiagem, para parecer mais jovem, use sombra nos olhos. Iridescentes, eles trazem luz aos seus olhos. O que o torna um aliado da maquiagem para peles maduras… ou não! Na verdade, eles tendem a realçar as rugas e linhas de expressão devido aos reflexos que irão gerar. Entretanto, para os olhos, opte por pós-foscos ou neutros e evite brilhos para um look jovem, simples e eficaz.
Erro n.º 7: não passar pó no corretivo
A pele envelhecida é uma pele mais propensa a olheiras e inchaços, é da natureza. Portanto, é natural usar um corretivo diariamente. No entanto, um corretivo, como uma base, que cobre demais pode formar estrias durante o dia e acentuar as rugas e os inchaços em vez de fazê-los desaparecer. Dica: após aplicar o corretivo, lembre-se de colocar um pó solto por cima para fixar bem durante o dia!
Erro n.º8: Não usar lápis para delinear os lábios
Na maquiagem, para parecer mais jovem, esqueça o lápis para a boca. Com os olhos, a boca é um dos primeiros locais onde aparecem linhas finas e rugas no rosto. Por isso é fundamental estar atento a esta zona frágil que pode rapidamente levar a um envelhecimento desnecessário se não for devidamente maquilhada. Se você é fã de batom, com certeza verá que ele tende a se infiltrar nas microdobras que circundam sua boca ao longo do dia. Esse fenômeno completamente natural tende a envelhecer sem você perceber. Para corrigir isso, é fundamental delinear os contornos da boca com um lápis labial da mesma tonalidade do batom antes de aplicá-lo. Isso evita que o batom penetre durante o dia.
Você também pode gostar:
- Como cortar sua franja em casa
- Por que organizar sua rotina de cuidados com a pele é a chave para uma pele saudável
- Domine a arte do batom vermelho marcante de uma vez por todas
- Truque para um blush iluminado
- Dicas para fazer a maquiagem durar o dia inteiro
Fonte: Medium